Governo do Estado inicia a construção da Barragem Melancia em São Luís do Curu

As obras de construção da barragem Melancia foram iniciadas pelo Governo do Ceará, no município de São Luís do Curu, na região do Vale do Curu. A intervenção foi orçada em R$ 15.451.133,18 e se encontra com 8% de execução. De acordo com a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), ela vai garantir o abastecimento hídrico da sede municipal e de localidades próximas.

A intervenção em São Luis do Curu está sendo executada pela Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra). As primeiras camadas de solo já foram preenchidas na fundação da barragem, segundo relata o diretor de águas superficiais da Sohidra, Antônio Lucena. “Já caracterizamos todo o material que será utilizado na construção da barragem Melancia , assim como todo o material para a confecção do aterro, que se encontra dentro da própria bacia hidráulica da barragem”, detalha em nota.

O diretor acrescenta que 90% da fundação já foi escavada e a conclusão da obra está prevista para o final de 2021. Conforme o planejamento, a barragem Melancia terá capacidade de acumulação de 27,36 milhões de metros cúbicos (m³), vazão suficiente para preencher o vazio hídrico existente, contribuindo com o desenvolvimento hídrico da região.

50 anos de espera

 

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu, Daniel Gomes, afirma que o açude é uma conquista para a comunidade local, que defendia a construção do reservatório há cerca de 50 anos. Para Daniel, é um “símbolo da persistência” de pessoas que lutaram para ver o Açude Melancia construído, oportunizando acesso à água e o desenvolvimento econômico da região do Vale do Curu.

 

Fonte: O Povo

Mário Almeida


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Atitude Empreendimentos



Nossas Redes Sociais


FALE CONOSCOCONTATO