Ceará busca propostas de ferramentas para prever curva da Covid-19

Usar dados do que ocorreu em meses anteriores e do que está acontecendo agora para prever como uma doença incidirá na população no futuro. Embora, no dia a dia, nem sempre a aplicação da matemática na saúde seja visualizada, em epidemias, ela é uma opção para antecipar o que poderá ocorrer. Os modelos preditivos, baseados em cálculos e estatísticas, são capazes de antever e simular, por exemplo, tendências de aumento de casos de doenças como a Covid-19.

No Ceará, onde, até terça-feira (9), havia 279 mil contaminações confirmadas, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) está com um concurso aberto até 19 de novembro para acolher propostas de tecnologias e ferramentas que ajudem a entender o comportamento do novo coronavírus no Estado e possam prever o número de novas infecções.

Atualmente, a Secretaria da Saúde não utiliza formalmente nenhum modelo de análise para antever o comportamento da doença. O que tem sido feito é a avaliação das informações do IntegraSUS, plataforma digital da Sesa, na qual consta, dentre outros dados, a quantidade de pessoas contaminadas, mortas, internadas e recuperadas a cada dia, nos 184 municípios do Estado. Conforme o IntegraSUS, além das 279.322 confirmações de Covid, o Ceará teve 9.416 mortes devido à doença, até a manhã de terça-feira (9).

O coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sesa, Ramsés Felipe de Oliveira, explica que o uso de dados do IntegraSUS garante a realização de análises descritivas e tem servido para orientar a tomada de decisão dos governos a partir do que se registrou nas semanas anteriores. É por meio desta avaliação que, se decide, por exemplo, se haverá avanço ou recuo na reabertura das atividades econômicas e sociais.

“Agora, quanto às análises preditivas nenhuma está sendo utilizada ainda, mas em estudos que estão acontecendo dentro da Secretaria da Saúde, a tendência é que a gente melhore esses estudos para validá-los”, relata Ramsés.

 

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Camila Lima

Mário Almeida


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Atitude Empreendimentos



Nossas Redes Sociais


FALE CONOSCOCONTATO