Novo tipo de coronavírus é encontrado em morcegos na Tailândia
Flying Pipistrelle bat (Pipistrellus pipistrellus) action shot of hunting animal in natural forest background. This species is know for roosting and living in urban areas in Europe and Asia.

Cientistas da Universidade Chulalongkorn, em Bangkok, encontraram um novo tipo de coronavírus em morcegos capturados em uma caverna no leste da Tailândia. Chamado de RacCS203, o vírus compartilha 91,5% do genoma com o SARS-CoV-2, responsável pela pandemia da Covid-19.

Apesar da semelhança, os pesquisadores garantem que o novo vírus não é transmitido dos animais para os humanos, mas pode contaminar as pessoas se for passado de morcegos para um hospedeiro intermediário, como o pangolim.

De acordo com publicação do periódico científico Nature Communications , a equipe de cientistas coletou amostras do vírus em 100 morcegos Rhinolophus acuminatus em junho de 2020. Eles também testarem dez pangolins, entre fevereiro e julho do ano passado, para verificar o potencial de um possível hospedeiro intermediário na transmissão do vírus de animais para humanos.

Os resultados constataram que morcegos e os pangolins têm anticorpos capazes de neutralizar o coronavírus. No entanto, o estudo ressalta que os pangolins não tinham origem definida e que seria necessária uma pesquisa mais aprofundada para compreender o papel deles na transmissão e / ou manutenção de SARSr-CoVs.

FONTE: CNN Brasil

Wesley Martins


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Atitude Empreendimentos



Nossas Redes Sociais


FALE CONOSCOCONTATO