Sábado, 16 de Outubro de 2021
(85) 99236-2812
Nacionais Fenômeno

Momento em que a corrente de lava do vulcão destrói uma casa em La Palma, na Espanha

Não há registro de nenhuma morte. Vulcão entrou em erupção no domingo

20/09/2021 19h47
714
Por: Mário Almeida Fonte: G1.com
 Momento em que a corrente de lava do vulcão destrói uma casa em La Palma, na Espanha

erupção do vulcão do parque Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, Espanha - a primeira erupção em 50 anos -, forçou a retirada de cerca de 5.000 pessoas (entre elas, cerca de 500 turistas), disseram nesta segunda-feira (20) os responsáveis pela operação. A expectativa é que não seja necessário retirar mais gente.

Não há registro de nenhuma morte.

O vulcão entrou em erupção no domingo. A lava tomou casas e florestas. A rocha derretida fluiu em direção ao Oceano Atlântico. Veja abaixo um vídeo do vulcão nesta segunda-feira (20).

Isso aconteceu em uma região pouco povoada da ilha de La Palma. Essa é a ilha que fica no ponto mais ao noroeste das Canárias. Com uma população de 85 mil habitantes, essa é uma das oito ilhas do arquipélago na costa oeste da África (o ponto mais próximo do continente é o Marrocos, a 100 km).

O vulcão continuava ativo nesta segunda-feira. Na ilha, há uma fumaça densa que sai do vulcão, e as casas estão em chamas.

 

"A lava se movimenta em direção à costa, e os danos serão materiais. De acordo com os especialistas, há um volume de lava entre 17 milhões e 20 milhões de metros cúbicos", disse o presidente regional Angel Victor Torres.

Cada metro cúbico de lava equivale a mil litros.

 

Casas destruídas

 

Até a manhã desta segunda, foram destruídas cerca de 100 casas, disse Mariano Hernandez, presidente do conselho de La Palma.

 

A vila de El Paso foi uma das atingidas pela lava. Cerca de 20 casas nesse local foram tomadas pela lava, que também invadiu a estrada e ameaça outras vilas.

O vulcanologista Nemesio Perez disse que, a não ser que alguém se comporte de forma inapropriada, não deve haver nenhuma morte.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias