Sábado, 16 de Outubro de 2021
(85) 99236-2812
Brasil Preservação

Novo programa Federal pretende "cuidar de animais silvestres em situação de risco"

A iniciativa é do Ministério do Meio Ambiente e protegerá animais em situação de risco e refugiados de queimadas

08/10/2021 10h55
112
Por: Mário Almeida Fonte: O Povo
Novo programa Federal pretende

Animais silvestres são aqueles que não passaram pelo processo de domesticação - como os cães e gatos -, são animais que nascem e vivem na natureza. Para essa categoria, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou um projeto que visa "cuidar de animais silvestres em situação de risco, como vítimas de queimadas e atropelamentos", informa o MMA, em nota. Intitulado de de Programa Nacional de Resgate de Fauna Silvestre, o Resgate+ foi publicado por meio da Portaria nº 455, e anunciada no Diário Oficial da União na quarta-feira, 6.

Conforme o documento, o Programa Resgate+ tem por finalidade de propiciar a implementação de ferramentas para o afugentamento, resgate, atendimento médico veterinário primário e de emergência, e assistencialismo de fauna silvestre, em situação de risco e vulnerabilidade, nos seis biomas brasileiros.

“Ainda no âmbito das metas do Resgate+, figuram a redução da perda de biodiversidade da fauna em decorrência de eventos naturais extremos ou acidentes ambientais causados por ação humana; além da orientação da destinação adequada dos animais atendidos em operações de resgate e assistência”, informa o Ministério.

Ainda conforme a portaria, o programa buscará articular e desenvolver parcerias com outros órgãos governamentais, o setor privado e a sociedade civil, visando a implementação dos seus objetivos e o estabelecimento de regramento próprio relativo aos prazos e condições do projeto. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias