Domingo, 26 de Junho de 2022
29°

Pancada de chuva

Itapajé - CE

Saúde EPI

Veja onde a máscara é opcional, obrigatória ou recomendada no Ceará

Medidas que flexibilizam o uso de máscara no estado passam a valer na segunda-feira, 21 de março.

20/03/2022 às 10h25 Atualizada em 20/03/2022 às 10h47
Por: Mário Almeida Fonte: G1/CE
Compartilhe:
Veja onde a máscara é opcional, obrigatória ou recomendada no Ceará

Decreto divulgado neste sábado (19) pelo Governo do Ceará detalha em que situações e locais a máscara continua obrigatória, passa a ser opcional ou recomenda. O documento detalha as medidas que passam a valer na segunda-feira (21).

 

Locais onde a máscara não é obrigatória

Conforme o Diário Oficial do Ceará, "deixa de ser obrigatório o uso de máscaras de proteção em ambiente ao ar livre, público ou privado, como praças, calçadas, parques, ruas, áreas de lazer, centros abertos de eventos, feiras, estádios de futebol e demais espaços que não sejam cercados ou delimitados por teto e paredes, divisórias ou qualquer barreira física, vazadas ou não, com ou sem janelas, destinados à utilização simultânea de várias pessoas".

 

Usa da máscara segue obrigatório

As pessoas devem manter a máscara de proteção individual "em ambientes fechados, como transporte público, sala de aula, cinemas, teatros e demais ambientes que não se enquadrem como abertos ao ar livre".

 

Uso de máscara recomendado

O Governo do Ceará destaca que "fica recomendado o uso de máscaras, em ambientes abertos, por idosos, pessoas com comorbidades ou que estejam com sintomas gripais".

 

Restrições ainda em vigor

Mesmo com a flexibilização do uso de máscara, aumento da cobertura vacinal contra Covid e a redução de mortes pela doença, algumas restrições são mantidas. Equipamentos de lazer podem ser utilizados desde que:

  • não tenha aglomerações;
  • haja definição de regras internas para o uso seguro dos espaços;
  • haja comunicação prévia às autoridades municipal e estadual da saúde da capacidade máxima de suas piscinas e áreas adjacentes em 30%
  • haja separação, para fins de controle, das áreas de piscina das áreas de restaurante, evitando ocupação concomitante dos dois espaços.

 

Decisão divide especialistas

A decisão pela desobrigação já vinha sendo discutida desde a semana passada no Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia. O próprio governador disse que o assunto seria debatido na sexta, seguindo a tendência de vários estados brasileiros. No início da semana, o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, afirmou que a passaria por um estudo do conselho técnico e científico.

Sobre os locais fechados, Camilo reforçou que continua a obrigatoriedade do uso das máscaras. Novas avaliações serão realizadas nas próximas semanas para discutir a flexibilização do item também nos espaços fechados.

A flexibilização divide especialistas consultados. Enquanto o epidemiologista Luciano Pamplona avalia que o atual cenário epidemiológico pode permitir a flexibilização, se feita de maneira adequada e com conscientização das autoridades, a epidemiologista Caroline Florêncio duvida se a resolução vai impactar tanto no cenário, já que o uso nunca foi devidamente respeitado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapajé - CE Atualizado às 11h45 - Fonte: ClimaTempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 32°

Seg 32°C 20°C
Ter 32°C 21°C
Qua 31°C 21°C
Qui 32°C 20°C
Sex 32°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias