Domingo, 22 de Maio de 2022
23°

Pancada de chuva

Itapajé - CE

Mais Noticias Mundo

Rússia testa míssil intercontinental

Míssil conhecido como Sarmat foi criado em 2017 e já havia sido testado no ano seguinte.

20/04/2022 às 12h52
Por: Mário Almeida Fonte: G1.com
Compartilhe:
Rússia testa míssil intercontinental

A Rússia anunciou nesta quarta-feira (20) que testou seu novo míssil balístico intercontinental Sarmat, uma arma estratégica que o presidente russo, Vladimir Putin, disse não ter nada igual no mundo e que dará àqueles que tentam ameaçar a Rússia motivos para pensar.

Segundo a Reuters, Putin apareceu na TV recebendo informações de membros das Forças Armadas de que o míssil foi lançado de Plesetsk, no noroeste do país, e atingiu os alvos na península de Kamchatka, no extremo leste russo.

A distância atingida pelo míssil é de, aproximadamente 5.800 km, ou seja, esse é um número superior à distância que existe entre o extremo sul e o extremo norte brasileiro (aproximadamente 4.100 km)."O novo complexo tem as mais altas características táticas e técnicas e é capaz de superar todos os meios modernos de defesa antimísseis. Não tem nada igual no mundo e não terá por muito tempo", disse Putin.

Segundo informações do Ministério da Defesa da Rússia, o lançamento aconteceu às 15h12 no horário de Moscou (9h12 no horário de Brasília). O órgão russo também afirmou que ele irá substituir o sistema de mísseis Voyevoda.

O Sarmat é um míssil balístico intercontinental pesado que a Rússia deve implantar com 10 ou mais ogivas em cada míssil, de acordo com o Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA.

Segundo os russos, o Sarmat é o míssil mais poderoso com a maior distância do mundo para atingir alvos, o que aumenta significativamente o poder de combate das forças nucleares estratégicas do país.

Ele está em desenvolvimento desde 2017 e, portanto, seu lançamento de teste não é uma surpresa para o Ocidente, mas ocorre em um momento de extrema tensão geopolítica devido à guerra da Rússia na Ucrânia.

Outro lançamento dele havia acontecido em 2018. Na ocasião a Otan chamou o armamento de Satan 2, em referência a uma bomba construída pelos russos em meados do século XX.

"Este lançamento é o primeiro do programa estadual de testes. Após a conclusão do programa de testes, o sistema de mísseis Sarmat entrará em serviço com as Forças de Mísseis Estratégicos", diz pronunciamento do Ministério da Defesa da Rússia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapajé - CE Atualizado às 20h59 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 31°

Seg 32°C 21°C
Ter 31°C 21°C
Qua 30°C 20°C
Qui 31°C 21°C
Sex 31°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias