Domingo, 26 de Junho de 2022
28°

Pancada de chuva

Itapajé - CE

Babados da Atitude Famosos

Justiça toma decisão contra pastor que desejou morte de Paulo Gustavo por homofobia

Paulo Gustavo foi alvo de pastor antes da sua morte

29/04/2022 às 10h18
Por: Carol Vieira Fonte: Terra -RD1
Compartilhe:
Justiça toma decisão contra pastor que desejou morte de Paulo Gustavo por homofobia

A Justiça de Alagoas bateu o martelo e condenou pelo crime de racismo o pastor José Olímpio, da Igreja Assembleia de Deus. O religioso é acusado desde que disse em uma postagem nas redes sociais sobre orar pela morte de Paulo Gustavo (1978-2021), quando o artista ainda estava internado em estado grave com Covid-19.

Segundo informações do G1, no processo, o pastor alegou que não fez qualquer referência à orientação sexual de Paulo Gustavo nem desejou a morte do ator. O religioso vai poder recorrer em liberdade.

Na decisão, o juiz Ygor Vieira de Figueirêdo declarou que a conduta preconceituosa do pastor foi feita diante da orientação sexual do artista. Desde 2019 a Justiça brasileira equipara a homofobia ao crime de racismo.

“No caso em apreço, diante das evidências existentes nos autos, da foto escolhida para a postagem e do reconhecimento nacional do qual gozava o ator, inclusive por seu engajamento na pauta da comunidade LGBQTIA+, o tom discriminatório é cristalino, motivo pelo qual resta demonstrada que a conduta preconceituosa foi feita em virtude da orientação sexual do senhor Paulo Gustavo”, diz o magistrado.

A pena de reclusão de 2 anos e 9 meses de prisão, inicialmente em regime aberto, foi convertida em prestação de serviços à comunidade.

Ainda no processo, a defesa de Olímpio afirmou que o processo era fruto de um mal entendido:

“Ao dizer que ora para que ‘o dono dele o leve para junto de si’, o Sr. José Olímpio fez referência ao que difunde diuturnamente em suas pregações. Qual seja, que para um indivíduo ser salvo, deve buscar estar ao lado do ‘Pai’ (Deus), seguindo todos os dogmas e o texto Bíblico. O desejo do Sr. José Olímpio era o de trazer o ator Paulo Gustavo para a Igreja, jamais que ele morresse em decorrência da Covid-19”.

Postagem polêmica contra Paulo Gustavo

A polêmica teve início quando o pastor, em sua conta pessoal no Instagram, postou uma foto do comediante e declarou: “Esse é o ator Paulo Gustavo que alguns estão pedindo oração e reza? E você vai orar ou rezar? Eu oro para que o dono dele o leve para junto de si”. A publicação foi deletada.

Dias após a postagem, José Olímpio divulgou uma nota se desculpando pela atitude. Na mesma nota, o pastor entrega o cargo.

O Ministério Público Estadual (MP-AL), então, denunciou o pastor José Olímpio por “crime tipificado no art. 20 da Lei 7.716/1989 praticar discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional- racismo”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapajé - CE Atualizado às 10h24 - Fonte: ClimaTempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 32°

Seg 32°C 20°C
Ter 32°C 21°C
Qua 31°C 21°C
Qui 32°C 20°C
Sex 32°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias