Domingo, 22 de Maio de 2022
23°

Pancada de chuva

Itapajé - CE

Mais Noticias Região

CBMCE resgata réptil jacaretinga na cidade de Varjota

O animal silvestre, de cerca de um metro, foi resgatado e devolvido a uma região de mata fechada

30/04/2022 às 06h58
Por: Mário Almeida Fonte: Ascom SSPDS CE
Compartilhe:
CBMCE resgata réptil jacaretinga na cidade de Varjota

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou, nessa quarta-feira (27), um réptil conhecido como jacaré-de-óculos. O animal carnívoro foi localizado quando trafegava próximo a um açude no município de Varjota – Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado.

Os bombeiros militares da Companhia do 3º Batalhão do CBMCE (2a Cia/ 3o BBM), lotados no posto avançado de Ipueiras, foram acionados para a ocorrência na manhã de ontem. O subtenente do CBMCE, Luís Carlos, falou sobre o resgate do réptil. “Chegando ao local, verificamos que a jacaretinga teria sido imobilizada por populares, mas sem ferimentos aparentes”.

O animal silvestre, de cerca de um metro, foi resgatado e devolvido a uma região de mata fechada, próxima a uma fonte d’água e compatível com seu habitat natural. Conforme ocorrências recentes registradas pelo Corpo de Bombeiros do Ceará, essa espécie de réptil tem sido encontrada com bastante frequência nas cidades cearenses de Caucaia, Crateús, Ipueiras, Independência e Trairi, sendo a primeira vez em Varjota.

 

Espécie

Conhecido também como jacaré-de-óculos, esse réptil carnívoro habita em diferentes rios e lagos. No Brasil, recebeu o nome de jacaretinga por causa de seu dorso de cor branca. Os machos chegam a medir entre 1,8 a 2,5 metros de comprimento. Já as fêmeas, medem cerca de 1,4 m. Eles se alimentam de diferentes espécies de animais como crustáceos, peixes, anfíbios, outros répteis, aves e pequenos mamíferos.

 

Legislação e Prevenção

Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998 de Crimes Ambientais. Portanto, o CBMCE alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha-se sempre distante do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucar o animal. Em seguida, acione imediatamente uma equipe dos Bombeiros para fazer o resgate. O contato pode ser feito para o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia. Inclusive, em fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduzam a velocidade ou parem os veículos. Desta forma, acidentes com esses animais podem ser evitados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapajé - CE Atualizado às 20h59 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 31°

Seg 32°C 21°C
Ter 31°C 21°C
Qua 30°C 20°C
Qui 31°C 21°C
Sex 31°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias