Domingo, 22 de Maio de 2022
23°

Pancada de chuva

Itapajé - CE

Ceará Vacinação animal

Campanha de vacinação contra a febre aftosa teve início nesta segunda-feira (02)

Criadores têm até o dia 30 de maio para vacinar seu rebanho e até o dia 15 de junho para declarar a vacinação

06/05/2022 às 12h00 Atualizada em 06/05/2022 às 12h07
Por: Wesley Martins Fonte: Redação
Compartilhe:
(Foto: Ilustrativa)
(Foto: Ilustrativa)

Deu início nesta segunda-feira (02) de maio, a campanha de vacinação contra a febre aftosa para bovinos e bubalinos em todo o estado do Ceará.

No município de Itapajé o lançamento oficial da primeira etapa da campanha aconteceu nesta quinta-feira (05), no auditório da EMATERCE, escritório onde funciona também a ADAGRI e que compreende também aos municípios de Tejuçuoca, Irauçuba e Uruburetama.

Em entrevista ao Jornal Integração da Rádio Atitude FM, a médica veterinária Tânia Elizabeth ressaltou a importância de os criadores vacinarem seu rebanho e declararem junto ao órgão dentro do prazo, que neste ano vai até o dia 15 de junho.

No caso dos municípios da região que compreendem ao escritório de Itapajé, a declaração poderá ser feita na Prefeitura ou no sindicato dos trabalhadores rurais das respectivas cidades.

A declaração poderá ser feita na sede da ADAGRI ou através do site da Agência (https://www.adagri.ce.gov.br/)

Dr. Tânia pontuou ainda que todo o rebanho bovino, do bezerro até a raça adulta deverão ser vacinados contra a aftosa e falou ainda sobre a vacinação contra a brucelose.

No caso desta última, além de ser importante para o animal e para o criador, uma vez que a doença pode ser transmitida para humanos, também é necessária para que o produtor consiga emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal), documento que permite o transporte de animais para qualquer lugar do país.

A brucelose pode ser transmitida através do leite e da carne e só é indicada para rebanho bovino (No caso bezerras) com idade entre 13 e 8 meses.

 

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE

 

O Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Itapajé José Airton Etelvino disse em entrevista ao Jornal Integração que a pasta de Desenvolvimento Rural firmará parceria junto à ADAGRI para realizar busca ativa no intuito de localizar aqueles produtores que estão com pendências com o órgão e que levará através das Associações Comunitárias de localidades e distritos, as informações necessárias para que aqueles criadores que vivem em áreas mais isoladas, possam tomar conhecimento da importância da imunização de rebanho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapajé - CE
Sobre o município Notícias de Itapajé - CE
Itapajé - CE Atualizado às 19h58 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 31°

Seg 32°C 21°C
Ter 31°C 21°C
Qua 30°C 20°C
Qui 31°C 21°C
Sex 31°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias