A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Governo do Estado, esteve na manhã desta quinta-feira (17), em Itapajé, realizando o peixamento nos dois principais reservatórios que abastecem a sede do município e o maior distrito da região, Iratinga, além das localidades adjacentes.
O procedimento se deu através de uma solicitação feita pela Secretaria do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Itapajé, a qual está à frente o secretário José Airton Etelvino, junto ao órgão estadual.
Ao todo foram 40 mil alevinos, entre tilápia e tambaqui, disponibilizados para o município de Itapajé. Sendo 25 mil no açude João Lira Magalhães (sede), e 15 mil no açude São Pedro, em Iratinga, que contemplará também outras localidades adjacentes.
A prefeita Drª Gorete Caetano também esteve no local acompanhando o momento e participou da soltura dos peixes juntamente com o secretário Zé Airton e de servidores da SDA.
Em conversa com a nossa reportagem, o servidor Taffarel informou que após o procedimento e, para que seja autorizada a pesca, é necessário um período de quatro a cinco meses de desenvolvimento e reprodução dos peixes. Para a pesca, o ideal é que seja realizada com rede de malha de 10 a 13 centímetros.
O projeto de peixamento é essencial para o fortalecimento da economia local, através da produção alimentícia, o que interfere também na valorização da atividade pesqueira e da piscicultura.
Mín. 19° Máx. 26°