O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), aparece com a quarta pior avaliação entre gestores de capitais, conforme a pesquisa Atlas/Intel divulgada nesta terça-feira, 2. O pedetista aparece com 25% dos entrevistados que aprovam sua gestão, enquanto 45% desaprovam e 31% responderam que não sabiam como avaliar a gestão.Pela primeira vez, AtlasIntel promoveu um ranking de aprovação dos prefeitos de capitais de estados brasileiros. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 31 de dezembro de 2023, com 14.295 questionários coletados em todo o território nacional. O período coincide com a virada do ano quando as prefeituras investem pesado em festas de Réveillon.
Em Fortaleza, foram três dias de festa que contou com uma mega estrutura e apresentações de artistas de alcance nacional, como Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Wesley Safadão, Titãs, Xand Avião, Alok entre outros. A passagem do ano também deu o pontapé na corrida pelas prefeituras com o início de um ano eleitoral.
No comparativo com a avaliação dos outros 25 prefeitos de capitais, contudo, os números da pesquisa Atlas/Intel mostram que José Sarto terá um longo caminho no percurso de tentar se viabilizar na campanha de reeleição.João Campos (PSB), prefeito do Recife, lidera o ranking de 2023 com uma taxa de aprovação de 81%, em empate técnico com os prefeitos de Arthur Henrique (MDB, Boa Vista), David Almeida (Avante, Manaus) e Antônio Furlan (Podemos, Macapá).
Eleições no Recife e em Fortaleza
João Campos é uma das peças que pode afetar diretamente a campanha de Sarto em Fortaleza. Isso porque há uma expectativa de que PDT e PSB formem uma federação, focando especialmente no Recife, prioridade do PSB, que deseja aproveitar a alta popularidade do prefeito na capital pernambucana. Lá, a vice atualmente é Isabelle Roldão, do PDT.
Mín. 20° Máx. 25°