O prefeito de Crateús, Marcelo Ferreira Machado (Solidariedade) e dois secretários municipais foram afastados dos seus cargos nesta quinta-feira (16) por suspeita de corrupção. Além de Marcelo, foram afastados o secretário de Infraestrutura, José Airton Felipe Timbó, e o secretário de Comunicação e Relações Públicas, Francisco Enivaldo de Sousa Sampaio.
O afastamento ocorreu após uma operação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) que investiga irregularidades na contratação de serviços de publicidade e locação de máquinas pesadas pela prefeitura do município de 76 mil habitantes.
Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão na sede da prefeitura, em residências e sedes de empresas. Além de afastar Marcelo e seus dois secretários por 180 dias, o Tribunal de Justiça quebrou os sigilos bancários e fiscal dos três.
Eleito prefeito em 2016, Marcelo Machado foi reeleito em 2020 e está na reta final do mandato. Nas redes sociais, o gestor criticou o processo e afirmou que ele tem motivação política.
Em fevereiro deste ano, o MPCE emitiu uma recomendação para que Marcelo retirasse um outdoor, pago com recursos do município, que fazia promoção pessoal do prefeito. O outdoor mostrava uma foto do gestor com a frase “Prefeito Marcelo Faz”, o que, de acordo com o MP, "viola as diretrizes constitucionais de publicidade institucional".
Em 10 de maio, o órgão voltou a fazer uma recomendação à Prefeitura de Crateús, desta vez para que a gestão municipal se abstivesse de promover candidatos às eleições de 2024 durante eventos festivos da prefeitura ou em programas sociais custeados com recursos municipais. De acordo com o MP, este tipo de promoção poderia caracterizar abuso de poder econômico ou político.
Vice-prefeito, rompido com prefeito, assume gestão
Com o afastamento de Marcelo, o vice-prefeito, conhecido como Dr. Nenzé Bezerra (PSB), vai assumir a prefeitura. Na quinta-feira (15), antes da operação do Ministério Público, Nenzé foi às redes sociais para rebater boatos de que ele teria feito uma denúncia contra o prefeito.
"Eu nunca denunciei o Marcelo, nunca fiz qualquer movimento para tirá-lo da Prefeitura de Crateús. Se o Marcelo tem algum problema, ele que vá resolver juntamente com o Ministério Público", afirmou.
Nenzé e Marcelo romperam politicamente em abril deste ano, quando o vice declarou apoio a uma eventual candidatura da senadora em exercício Janaína Farias (PT) à prefeitura de Crateús. Janaína é a segunda suplente do senador Camilo Santana, que atualmente exerce o cargo de Ministro da Educação.
Janaína tomou posse como senadora em abril deste ano após Augusta Brito (PT), que é a primeira suplente de Camilo e estava no exercício do cargo de senadora, se licenciar do Senado para assumir a secretaria de Articulação Política do Governo do Ceará.
Se concorrer, de fato, à Prefeitura de Crateús, Janaína deve enfrentar Michell Bezerra (PL), pré-candidato que tem o apoio de Marcelo Machado.
Mín. 20° Máx. 34°