O ministro Camilo Santana se pronunciou oficialmente nesta terça-feira (04) quanto à saída da ex-governadora do Ceará, Izolda Cela (PSB), da pasta de Educação do Governo Federal. Camilo desejou boa sorte aos próximos projetos da então secretária do MEC, cujo nome agora ganha mais força como possível pré-candidata da base do prefeito Ivo Gomes (PSB) à Prefeitura de Sobral, no pleito deste ano.
"Obrigado, minha amiga Izolda Cela, companheira de tantas lutas, por toda sua dedicação à frente da Secretaria Executiva do Ministério da Educação. Que Deus ilumine seus próximos projetos. Seguimos juntos!", escreveu o ministro, em seu perfil nas redes sociais.
A exoneração de Izolda ocorreu oficialmente nesta segunda-feira (03) pelo presidente Lula Uma sinalização de saída, no entanto, já havia sido feita em comunicado à sua equipe, no qual Cela informou que não retornaria ao trabalho após o feriado de Corpus Christi.
Ela também havia sinalizado que deixaria o cargo, mesmo dando indicativos que tinha outras prioridades. Quando questionada se tem, de fato, desejo de disputar a Prefeitura de Sobral ou se prefere continuar no Ministério da Educação, Izolda afirmou que “não tem a deliberada intenção de ser candidata” e que estava priorizando o trabalho para o qual foi designada no MEC.
“Já vivi isso, muitas vezes, apesar de não ter nem a intenção ou um plano definido de candidatura, mas o partido solicita a desincompatibilização para abrir uma possibilidade, abrir o leque de opção”, seguiu. “É possível, embora também não esteja definido, programado, necessariamente.”
Além de ex-governadora, Izolda Cela é também ex-secretária de Educação do Ceará. Boa parte do crédito pelo bom desempenho do estado em métricas educacionais nos últimos anos é atribuída à sua gestão. Ela chegou a ser cotada para assumir o próprio ministério, antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva optar por Santana.
Mín. 20° Máx. 25°