Os deputados estaduais vão trabalhar de forma remota após o incêndio que atingiu a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, nesta quinta-feira (20). As chamas atingiram o Plenário 13 de Maio, no começo da tarde.
O prédio foi evacuado imediatamente. O fogo foi controlado ainda no início da tarde, e algumas pessoas foram atendidas após inalar fumaça. "A Assembleia não vai parar. Nós iremos continuar de forma remota, pois estamos sem o nosso plenário. Não teremos nenhum tipo de problema", declarou o presidente da Casa, Evandro Leitão.
Ele lembrou que o expediente foi feito de maneira remota durante os momentos de isolamento social devido à pandemia de Covid-19.
Evandro Leitão falou ainda sobre o trabalho de reparo do prejuízo material no plenário. "Imediatamente, vamos iniciar a nova construção ou reforma. Já contactei a Procuradoria Jurídica da Casa, junto ao presidente da Comissão de Licitação, para que possamos imediatamente lançar um edital de licitação", disse.
O presidente da Assembleia Legislativa estimou um prazo máximo entre 90 e 120 dias para o retorno do trabalho presencial no plenário.
Incêndio na Alece
Imagens mostravam uma grande nuvem de fumaça. Era possível ver também servidores deixando o local correndo. Uma pessoa foi atendida por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Equipes da Polícia Militar interditaram o trecho da Avenida Desembargador Moreira, entre a Avenida Pontes Vieira e a Rua Francisco Holanda. Veículos do Corpo de Bombeiros também estiveram no local.
Segundo o tenente-coronel Giuliano Rocha, do Corpo de Bombeiros, o trabalho foi imediato devido à presença de uma companhia dentro da Assembleia. Após a identificação do incêndio, que se iniciou no plenário, os bombeiros evacuaram todos os presentes no prédio. O fogo atingiu a estrutura do plenário e a área destinada à imprensa.
O combate ao fogo foi feito ao mesmo tempo em que os bombeiros faziam uma operação de busca para resgatar pessoas que pudessem estar ainda no prédio.
"Não foi identificada nenhuma vítima, então nós conseguimos resgatar todas as pessoas que estavam lá dentro", afirmou Giuliano Rocha.
Ainda no início da tarde, o fogo foi controlado. As equipes continuaram trabalhando no rescaldo. Equipes de perícia ainda não haviam recebido permissão para entrar no local para coletar informações sobre as causas do incêndio.
Mín. 22° Máx. 29°