Um veículo transportando material radioativo foi roubado na cidade de São Paulo no último dia 1º de julho, segunda-feira. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) informou a imprensa e a população sobre o caso nesta quinta-feira (4) e alertou sobre possíveis riscos.
“Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde”, disse o CNEN, em nota.
O comunicado aponta que, segundo relatos, o veículo transportava a fonte geradora de radiofármacos rumo as cidades de Curitiba/PR e Blumenau/SC para uso médico.
Conforme o Código de Conduta em Segurança de Fontes Radioativas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), a fonte radotiva furtada tem baixa atividade e se enquadra na categoria 4, representando risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente.
Material radiotivo desaparecido em São Paulo
A carga furtada é composta por gálio, um metal usado na medicina nuclear. O material é usado em geradores para a realização de exames.
No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo tinham o símbolo internacional de radiação ionizante.
“Alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contacte imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a polícia”, diz.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado de São Paulo afirma que não tem informações sobre a ocorrência.
Polícia busca carga radiotiva furtada em SP
A Polícia Civil tenta localizar o paradeiro dos produtos radioativos furtados e prender quem participou do furto.
"O carro, pertencente a uma empresa de equipamentos médicos, armazenava uma carga de materiais radioativos que foram coletados no RJ [Rio de Janeiro] e seriam entregues no Paraná e em Santa Catarina", informa nota Por meio de nota, da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
"Diligências estão em andamento para recuperar o material e o veículo furtados e identificar o autor do crime", segue.
De acordo com o boletim de ocorrência do caso, o motorista da picape alegou que estacionou o veículo na noite do dia 29 d ejunho em frente a sua residência, na rua Félix Bernadelli, no Jardim Bandeirante, na Zona Leste de São Paulo.
O homem contou que acordou na manhã de seguinte por volta das 7h30min para passear com o cachorro da família, mas "notou que o veículo não estava mais no local em que estacionou anteriormente".
Mín. 20° Máx. 27°