Como já era esperado, Batista Braga, que é ex-prefeito de Itapajé, não será candidato nestas eleições 2024. Após ter tido o registro de candidatura a vice da atual prefeita e candidata à reeleição, Drª Gorete, indeferido pela justiça eleitoral, Batista acabou renunciando neste domingo (15). Após ter sido prefeito do município por três mandatos, Batista Braga foi enquadrado na Lei da Ficha limpa e não atende aos pré-requisitos de elegibilidade exigidos pela Justiça Eleitoral. O indeferimento se deu após solicitação do Ministério Público Eleitoral, que foi acatada pela Juíza Eleitoral, Gabriela Carvalho Azzi.
No mesmo evento em que anunciou a renúncia, Batista também indicou o seu irmão, o empresário Biga Braga, como o novo companheiro de chapa de Drª Gorete. A oficialização junto a justiça eleitoral deve acontecer até esta segunda-feira(16), que é o último dia para a substituição de candidaturas.
BATISTA BRAGA NAS ELEIÇÕES 2024.
As movimentações de Batista Braga desde o início das discussões em torno das eleições 2024 geraram uma série de questionamentos. O ex-prefeito começou a caminhada compondo o grupo liderado pelo Deputado Danilo Forte, ao lado de seu filho, o também ex-prefeito, Ciro Braga. Na sequência, Batista ignorou toda a repercussão negativa junto aos seus seguidores e tentou aliança com Padre Marques, ex-prefeito do município e seu maior opositor político em Itapajé. Logo em seguida, o ex-prefeito buscou formar um grande grupo de coalizão para fazer frente tanto a atual prefeita Gorete Caetano, como também a candidatura de Nonatinho Souza. Desta feita, a tentativa de aliança foi com Tony Cruz, Cristóvão Cruz, Padre Marques, Biga Braga Eustáquio Cruz e Douglas Mota, que naquela ocasião ainda era pré-candidato a prefeito.
Após todas as tentativas terem sido frustradas e sem condições de viabilizar uma candidatura própria, Batista teve como última alternativa e fechou acordo com Drª Gorete Caetano. Gorete também estava na caminhada rumo a reeleição sozinha, sem apoio de nenhuma grande liderança. Os dois decidiram juntar forças com vistas nas disputas de outubro próximo.
Mín. 20° Máx. 34°