No início do ano, foi informado sobre o avanço de Gusttavo Lima em seu primeiro grande projeto voltado para o mercado latino, sob guarda-chuva de Pepato, um dos mais prestigiados produtores brasileiros. Já na live realizada pelo Embaixador nesta segunda-feira (30/09), veio a confirmação.
O astro sertanejo gravará 12 faixas para o projeto que terá a bachata como foco, gênero que ele explorou em outros momentos, tendo Prince Royce (Porto Rico) e Camilo (Colômbia) em parceria.
A bachata, a título de curiosidade, é o ritmo musical que disputa o mercado latino pau a pau com o reggaeton. A sonoridade é semelhante ao arrocha. “Fui Fiel”, lançada em 2013, é um dos exemplos da ideia que o cantor pretende emplacar lá fora para internacionalizar a sua imagem.
A bachata é um ritmo dançante que passa sensualidade e malícia nos gestos. Para reconhecer a batida, é preciso prestar atenção na percussão marcada, que vem do bongô, instrumento com dois pequenos tambores unidos, e da güira, cilindro de metal que produz um som mais sutil. A partir dos anos 80, a bachata acabou “engolida” por esses ritmos derivados do Panamá, Porto Rico e Caribe.
Mín. 20° Máx. 34°