Mais uma família tradicional na política local que não teve êxito nas eleições de 2024 em Itapajé foi a família Alves, que nesta eleição tinha Jonairton Alves (PT) como candidato a vereador. Há exemplo do que aconteceu em 2020, quando Josifran Alves era o representante da família na disputa por uma vaga na câmara, o número de votos conquistados não foi suficiente para garantir uma cadeira no legislativo.
Em 2020, Josifran Alves obteve apenas 428 votos. Agora em 2024, Jonairton Alves conseguiu apenas 487 votos e ficou na suplência. Essa será a segunda legislatura seguida em que a família Alves não terá representação no parlamento itapajeense.
O resultado também evidência um enfraquecimento político da família, principalmente no Distrito de São Tomé, onde sempre foi o seu principal reduto eleitoral. Lá, agora em 2024, o professor Claudemir, que hoje é a principal liderança daquela região, obteve mais votos do que o candidato da família Alves. Claudemir conseguiu 530 votos e é um dos suplentes do União Brasil.
Mín. 20° Máx. 28°