Para receber o “Pé-de-Meia” que deve beneficiar estudantes de cursos de licenciatura, os alunos devem atingir no mínimo 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi publicada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no perfil do Instagram.
A nota de corte já seria considerada a partir do Enem feito neste ano, com as bolsas sendo pagas aos inscritos em cursos de licenciatura a partir de 2025.
“A ideia é estimular que bons alunos do Enem, bons alunos desse País, possam ingressar na carreira de licenciatura. Ele já vai saber que ele vai entrar na universidade com uma bolsa paga”, afirmou Camilo.
Parte de um pacote de políticas de valorização de professores que ainda será lançado oficialmente, não há informações de quantas bolsas serão disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Em entrevista coletiva concedida em outubro, durante a Reunião Global de Educação (GEM) 2024, realizada em Fortaleza, o ministro declarou que a bolsa terá valor superior a R$ 500 e não atenderá apenas alunos de baixa renda.
Pacote inclui programa inspirado no “Mais Médicos” e concurso unificado
O ministro Camilo Santana já adiantou outras duas políticas que farão parte do pacote de valorização de docentes.
Em uma das iniciativas, o MEC dará incentivo financeiro para que professores ensinem em áreas com carência de profissionais. O programa é inspirado no Mais Médicos, que levava profissionais da medicina para locais remotos do País.
Além disso, o Ministério deve realizar um “concurso unificado” para professores utilizando a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para selecionar os candidatos. A prova deve passar por reformulações.
Mín. 22° Máx. 29°