A Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Delegacia Regional de Itapipoca e com o apoio do Núcleo Operacional do Departamento do Interior Norte, deflagrou, na manhã desta terça-feira (26), a “Operação Fortuna”, realizada no centro de Itapipoca e que resultou no cumprimento de várias ordens judiciais, incluindo o bloqueio de contas bancárias e a prisão preventiva do líder de um grupo criminoso especializado em crimes de estelionato, furto mediante fraude e lavagem de dinheiro.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso visava, principalmente, pessoas idosas e com baixo grau de instrução escolar, que eram induzidas a contratar empréstimos sem seu conhecimento. Essas fraudes geraram um prejuízo superior a R$ 700 mil em um período de apenas três meses, conforme informações repassadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
A prisão do chefe da organização, identificado apenas pelas iniciais GGDS, representa um avanço importante para a desarticulação total da rede criminosa. A Polícia Civil espera que, a partir dessa detenção, consiga identificar e prender outros membros do grupo envolvidos nas atividades ilícitas.
Mín. 22° Máx. 29°