Em último informe do cenário epidemiológico dos vírus respiratórios, divulgado na sexta-feira, 29, observa-se um aumento de casos positivos para Covid-19 no Ceará, alcançando 27,8% na semana epidemiológica (SE) 47, de 17 a 23 de novembro.
A circulação do vírus foi confirmada em todas as regiões de saúde do estado, mas 54% dos infectados se encontravam na capital, Fortaleza. A circulação de duas sublinhagens da variante Ômicron, além da XEC e a LP.8.1, podem estar relacionadas ao aumento recente da positividade e da quantidade de casos.
Os dados sobre a Covid-19 no Ceará foram retirados do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), sistema nacional desenvolvido para Laboratórios de Saúde Pública, e-SUS Notifica e SIVEP-Gripe.
Confira quais os primeiros sinais da doença e espaços para testagem em Fortaleza.
Covid-19 no Ceará: quais os sintomas?
O Ministério da Saúde alerta que a infecção respiratória aguda, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, possui elevada transmissibilidade, incluindo variações de casos assintomáticos e manifestações clínicas leves, até quadros moderados, graves e críticos.
Covid-19 no Ceará: sintomas em caso leve
Em casos leves, o paciente pode apresentar tosse, dor de garganta ou coriza. Os elementos ainda são seguidos ou não de anosmia (perda do olfato), ageusia (perda do paladar, diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, mialgia, fadiga e/ou cefaleia (dor em qualquer parte da cabeça).
Covid-19 no Ceará: sintomas em caso moderado
Os sintomas mais frequentes nos casos moderados podem incluir sinais leves da doença, como tosse persistente e febre persistente diária. No entanto, também é possível notar sinais de piora progressiva de outro sintoma relacionado à Covid-19.
Os pacientes podem sentir adinamia (fraqueza muscular), prostração, hiporexia (diminuição do apetite) e diarreia, além da presença de pneumonia sem sinais ou sintomas de gravidade.
Covid-19 no Ceará: sintomas em caso grave
Considera-se como um caso grave a “Síndrome Respiratória Aguda Grave”. Essa síndrome gripal apresenta dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax.
Ainda pode incluir saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada de lábios ou rosto.
Covid-19 no Ceará: sintomas em caso crítico
Nas situações críticas, os principais sinais são sepse, síndrome do desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória grave, disfunção de múltiplos órgãos e pneumonia grave.
Esses casos podem indicar a necessidade de suporte respiratório e internações em unidades de terapia intensiva.
Mín. 21° Máx. 28°