Depois de aparecer com dificuldades para falar e contar com ajuda para terminar uma declaração pública, o Papa Francisco, de 88 anos, precisou ser hospitalizado na manhã desta sexta-feira (14/2). O Vaticano emitiu um comunicado esclarecendo que o religioso passará por exames para continuar o tratamento de sua bronquite.
“Na manhã de hoje, ao término de suas audiências, o Papa Francisco foi internado no Policlínico Agostino Gemelli para a realização de exames diagnósticos necessários e para dar continuidade ao tratamento da bronquite, que ainda persiste, em ambiente hospitalar”, informou o comunicado.
A bronquite do pontífice começou nos primeiros dias de fevereiro e gerou preocupação durante as audiências religiosas recentes em que ele aparece. Por duas vezes, um assessor teve que assumir a leitura ao perceber as dificuldades respiratórias durante a fala pública.
Francisco está no posto desde 2013, mas nos últimos dois anos passou por alguns problemas de saúde, incluindo dores nos joelhos e quadris, inflamação do cólon e até uma operação de hérnia. O líder religioso também enfrentou uma queda em janeiro, que assustou os que acompanham sua jornada.
Ainda quando era jovem, Francisco teve uma parte de um dos pulmões removida e já foi hospitalizado outras vezes por conta de bronquite.
Mín. 20° Máx. 27°