Três barragens do município de Acopiara, no Centro-Sul do Ceará, se romperam entre terça-feira, 18, e quarta-feira, 19. De acordo com a Defesa Civil municipal, não houve vítimas e os danos foram apenas materiais. A CE-371, que liga Acopiara a cidade de Saboeiro, próximo ao Balneário do Luizinho, foi interditada. Há risco de novos rompimentos e a população foi orientada a evitar transitar na área.
Das 7 horas de segunda-feira, 17, até as 7 horas da terça-feira, 18, foram registrados 114 milímetros (mm) de chuva na cidade, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
As barragens são localizadas nos distritos de Trussu, São Paulinho e Barra de Ingá. Os três açudes são utilizados para abastecimento humano nessas comunidades. Os setores de irrigação e as plantações de feijão, capim e sorgo foram afetados."Não se tinha conhecimento de outros rompimentos dessas barragens em anos anteriores. As fortes precipitações motivaram esses arrombamentos", disse o secretário executivo da Defesa Civil, Gustavo Teixeira.
Por meio de nota, a Prefeitura afirmou que irá reconstruir as barragens e recuperar as estradas afetadas. Além disso, caso haja necessidade, vai disponibilizar carros-pipa para atender os moradores das áreas do rompimento.
Mín. 20° Máx. 25°