O homem que sofreu um choque ao tocar em uma placa de sinalização passou por uma cirurgia na mão direita e perdeu parte do movimento do membro. A placa estava fixada em um poste de iluminação pública no bairro Tancredo Neves, em Fortaleza. O acidente aconteceu em 23 de abril.
O autônomo e músico Anaks Alves Batista, de 46 anos, tinha ido ao mercantil e antes de retornar para casa parou em uma sombra na calçada no cruzamento da Rua Reino Unido com a Rua 14, foi o momento que ele encostou a mão na alça da placa e recebeu a descarga elétrica. Mesmo desnorteado, ele conseguiu se levantar e saiu caminhando.
"Cheguei por volta de 11 horas para fazer uma compra, vim para a sombra e quando me escorei tomei esse choque. [...] Creio que se fosse uma criança ou idoso não teria saído vivo não", relatou Anaks Batista.
Conforme o homem, no mesmo dia ele buscou atendimento no Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), onde passou por uma cirurgia na mão e ficou internado por dois dias.
Após receber alta, ele foi informado pelo médico que precisará passar por sessões de fisioterapia para tentar recuperar o movimento da mão.
A falta de mobilidade comprometeu a renda da família de Anacks, pois ele está impossibilitado de trabalhar na venda de salgados e não consegue mais tocar o violão para se apresentar nos estabelecimentos.
"Tenho três filhos e agora estou recebendo auxílio dos familiares, que nem sempre podem ajudar", falou a vítima.
Ligação clandestina
A Enel Ceará informou que identificou no poste onde a placa estava instalada uma ligação clandestina, conhecida popularmente como "gato", que energizou o objeto e causou a descarga elétrica.
"Os técnicos realizaram a remoção da ligação irregular e eliminaram os riscos elétricos no local", disse a Enel.
A distribuidora de energia ressaltou ainda que as ligações irregulares, além de ser um crime, colocam em risco a vida de pessoas e a segurança das instalações públicas e privadas.
"A distribuidora orienta que qualquer suspeita de irregularidade seja comunicada pelos canais oficiais de atendimento", informou a empresa.
Mín. 19° Máx. 30°