Em um dia de fortes rajadas de vento, árvores caíram em diversos pontos da Grande São Paulo nesta quarta-feira (28), deixando ao menos duas pessoas feridas.
Há registros de queda de árvore nos Jardins, no Campo Limpo, no Jabaquara e e no Sacomã, na Zona Sul, no Tatuapé, na Zona Leste e em Embu das Artes, na Grande São Paulo.
· Mesmo sem registro de chuva significativa, boletim da Enel das 16h36 informou que 117.486imóveis estavam sem energia na Grande São Paulo devido às quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica.
"A distribuidora reforçou as equipes em campo que, no momento, atuam para normalizar o fornecimento de energia para cerca de 1,4% de unidades atendidas pela empresa na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital", diz a nota.
No total, desde as 11h30, o Corpo de Bombeiros recebeu 52 pedidos para ocorrências envolvendo queda ou risco relacionado a árvores na Região Metropolitana de São Paulo.
No Tatuapé, uma árvore caiu na rua e atingiu duas pessoas. Uma delas teve traumatismo na cabeça e foi levada a um hospital. A segunda vítima está consciente.
Uma árvore de grande porte caiu na Rua José Maria Lisboa, nas proximidades do cruzamento com a Avenida Nove de Julho, na Zona Sul. Durante a queda, um veículo que passava pelo local foi atingido na parte traseira. A motorista, segundo informações preliminares, não sofreu ferimentos e não precisou de atendimento médico.
No Jabaquara, câmeras registraram uma árvore desabando sobre dois veículos estacionados. Nas imagens, não é possível saber se havia condutores nos veículos. Segundo uma testemunha, que enviou o vídeo à TV Globo, não havia ninguém nos automóveis. O Corpo de Bombeiros ainda não deu informações sobre o registro.
Já no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, três aviões tiveram que realizar o procedimento de arremetida devido aos fortes ventos que atingiram a região nesta quarta-feira (28).
"Não houve, no entanto, nenhuma alteração na rotina do aeroporto e a operação segue normalmente", informou a GRU Airport, concessionária responsável pela administração do aeroporto.
Na Rua José Maria Lisboa, nos Jardins, uma árvore ficou pendurada sobre um carro. A árvore ficou atravessada pelas quatro faixas de carros da rua e ainda atingiu outro veículo estacionado em um posto de gasolina e uma moto.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém se machucou, mas há necessidade de corte e poda da árvore.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (GCE) da Prefeitura de São Paulo, a aproximação de uma frente fria está gerando aumento de nuvens e muitas rajadas de vento na capital e região metropolitana.
Nessas condições, procure ficar em local edificado. O CGE recomenda não permanecer embaixo de árvores e da rede elétrica
— Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (GCE)
Nesta quarta-feira (28), há potencial para chuvas isoladas de intensidade leve. Os ventos seguem fortes e, em alguns momentos, as rajadas podem superar os 60 km/h.
Mín. 19° Máx. 30°