Alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Dom Beda Pereira de Holanda, no bairro São Bento, em Fortaleza, voltaram para casa com lesões desconhecidas na pele. A infecção atingiu mãos e braços de crianças de 0 a 3 anos. Preocupados, os pais acionaram as professoras da unidades e as aulas foram suspensas nesta sexta-feira (30).
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que a previsão para o retorno das aulas é na próxima segunda-feira (2), "caso haja condições sanitárias adequadas".
O Distrito de Educação foi acionado e iniciou encaminhamentos nesta semana, com agentes de endemias na creche. "Após avaliação no local, orientaram a realização de nova dedetização, que foi prontamente executada", disse a pasta.
Ainda conforme a SME, uma higienização completa de todos os espaços do Centro será feita, "como medida protetiva adicional".
"A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que o Centro de Educação Infantil (CEI) Dom Beda Pereira de Holanda, no bairro São Bento, recomendou estudos domiciliares para seus alunos nesta quarta (28) e quinta-feira (29)".
Pais e professores preocupados
De acordo com a presidente do Sindicato União dos Trabalhadores em Educação do Município de Fortaleza (Sindiute), Ana Cristina Guilherme, denúncias chegaram até ela, com preocupação de professores e pais das crianças. Segundo ela, há alunos que estão com problemas de pele "desde o início do ano letivo".
Para Ana, é necessário suspender mais dias de aula para que se descubra o diagnóstico. "[...] Saber que dermatite é essa, dessa erupção na pele das crianças, porque poderia ser de inseto, virose ou doença mão-pé-boca, que é altamente contagiosa. Uma CEI que tem 300 crianças...", destaca.
Leia a nota da SME na íntegra
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que o Centro de Educação Infantil (CEI) Dom Beda Pereira de Holanda, no bairro São Bento, recomendou estudos domiciliares para seus alunos nesta quarta (28) e quinta-feira (29).
A SME reforça que, assim que os primeiros casos de infecção chegaram ao conhecimento da equipe gestora, o Distrito de Educação foi acionado e iniciou os devidos encaminhamentos. Agentes de endemias estiveram na unidade e, após avaliação no local, orientaram a realização de nova dedetização, que foi prontamente executada.
Como medida preventiva adicional, será feita uma higienização completa de todos os espaços da unidade. As aulas estão suspensas nesta sexta-feira (30/5), com retorno previsto para segunda-feira (2/6), desde que haja condições sanitárias adequadas.
As causas das infecções são investigadas, e a SME monitora a situação para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e comunidade escolar.
Mín. 19° Máx. 30°