Domingo, 26 de Junho de 2022
29°

Pancada de chuva

Itapajé - CE

Mundo Afegãos

Afegãos desesperados se penduram em aviões para fugir do Talibã

Afegãos desesperados se penduram em aviões para fugir do Talibã

16/08/2021 às 16h40 Atualizada em 16/08/2021 às 19h40
Por: Mário Almeida
Compartilhe:
Afegãos desesperados se penduram em aviões para fugir do Talibã

Milhares de pessoas invadiram a pista no aeroporto internacional de Cabul nesta segunda-feira (16), e multidões tentaram entrar em aviões para deixar o Afeganistão, agora dominado pelo Talibã.

Vídeos mostram pessoas tentando adentrar em aeronaves paradas e subindo em um avião da força aérea americana que estava prestes a decolar.

O tumulto deixou mortos e feridos. As forças americanas assumiram o controle do local e suspenderam todos os voos do aeroporto Hamid Karzai para tentar controlar a situação.

O porta-voz-chefe do Pentágono, John F. Kirby, disse que 2,5 mil fuzileiros navais americanos foram enviados ao local. E tropas turcas passara a ajudar a proteger o aeroporto.

A autoridade de aviação afegã afirmou que o aeroporto foi "liberado para os militares" e aconselhou as companhias aéreas a evitarem o espaço aéreo do país, o que levou as principais delas a desviarem voos.

Número de mortos
   
 

O número de vítimas não havia sido confirmado oficialmente por autoridades afegãs até a última atualização desta reportagem.

O porta-voz do Pentágono afirmou também que um soldado ficou ferido e dois afegãos armados foram mortos após terem atirado contra tropas americanas, segundo informações preliminares.

O jornal americano "The Wall Street Journal" diz que três pessoas foram mortas por armas de fogo. A agência de notícias Reuters fala em cinco óbitos.

A Reuters não diz se as vítimas foram atingidas por disparos de armas de fogo ou pisoteadas durante a confusão. Não está claro se os tiros foram disparados contra pessoas ou para o alto.

Talibã volta ao poder
   
 

Os afegãos estão tentando deixar o país após o Talibã tomar a capital Cabul e voltar ao poder depois de 20 anos. O presidente fugiu do Afeganistão, e o palácio presidencial foi tomado neste domingo (15).

O porta-voz do Talibã, Mohammad Naeem, afirmou à rede de televisão Al Jazeera que "alcançamos o que buscávamos, que é a liberdade do nosso país e a independência do nosso povo".
 

"Pedimos a todos os países e entidades que se reúnam conosco para resolver quaisquer questões", disse Naeem. "Não achamos que as forças estrangeiras irão repetir sua experiência fracassada no Afeganistão mais uma vez."

Fonte: G1.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapajé - CE Atualizado às 11h05 - Fonte: ClimaTempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 32°

Seg 32°C 20°C
Ter 32°C 21°C
Qua 31°C 21°C
Qui 32°C 20°C
Sex 32°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias