Sexta, 24 de Setembro de 2021
(85) 99236-2812
Ceará Turismo

Bondinho de Ubajara está pronto e aguarda licença para operar

Governador anunciou finalização das obras em transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta terça-feira (14).

14/09/2021 17h09
108
Por: Mário Almeida Fonte: G1/CE
Bondinho de Ubajara está pronto e aguarda licença para operar

O teleférico do Parque Nacional de Ubajara, na Serra da Ibiapaba, no Ceará, já está pronto para funcionar, contudo, falta apenas a licença de operação a ser dada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para que ele comece a receber visitantes. A informação foi dada pelo governador do Ceará, Camilo Santana, em transmissão pelas redes sociais nesta terça-feira (14).

A atração turística tinha previsão de entrega para o fim de 2019. O equipamento foi desativado em maio de 2015 por questões de segurança e deveria estar funcionando normalmente desde 2018. O teleférico faz um percurso de 550 metros em três minutos e proporciona visão privilegiada da paisagem do parque.

"O Bondinho está pronto, estamos aguardando só a licença de operação do ICMBio. Tá lindo o bondinho, as cabines novas, modernas, bonitas, iluminamos a gruta lá embaixo. É uma obra importante para o turismo da região da Serra da Ibiapaba", afirmou Camilo.

Em agosto, a gruta de Ubajara foi reaberta para visitação. A estrutura de iluminação foi substituída por refletores de LED e toda a fiação e cabeamento foram renovados. A gruta possui mais de 2 mil metros mapeados, dos quais 420 metros são abertos à visitação.

O Bondinho de Ubajara recebeu investimento de R$ 9,8 milhões para sua modernização. A obra conta com renovação das cabines; recuperação da estrutura metálica da estação superior; modernização das estruturas e equipamentos eletrônicos e mecânicos.

Também foi realizada a recuperação da cobertura da estação inferior; construção de banheiros nas estações; reforma da estrutura de apoio existente na estação superior; urbanização da estação superior com construção de mirante com rampas de acesso e escadaria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias